segunda-feira, março 04, 2013

Pre-lançamento de espectáculo movimenta Shopping


Neste último sábado, 02 de Março, o elenco de Bacalhau Regado ao Vinho esteve presente na Livrarias Catarinense do Continente Park Shopping. No local foi realizado uma leitura dramática a título de pré-lançamento do espectáculo.

 O projecto idealizado pelo director Fernando Schweitzer e batizado de Teatro as Cegas, chamou a atenção pela estética inusitada, aonde o público estava com os olhos vendados. A idéia era reconstruir as sensações auditivas extirpando o factor visual.



A apresentação do texto em formato de rádio-novela despertou a curiosidade dos que transitavam pelo shopping e a livraria se tornou um teatro alternativo. As pessoas timidmente se aproximavam e terminavam ficando para acompanhar a história irreverente destas famílias portuguesas. 

Emílio Migliorini, responsável pelo sector de marketing da Livrarias Catarinense comentou sobre o evento. "Foi muito interessante. As pessoas vinham me perguntar o que estava acontecendo. Comentavam sobre os dois tipos de sotaques portugueses utilizados...".


Público a espera do início do evento


Elenco do espectáculo a postos para apresentação

A Companhia Teatral A Tribo da Arte em co-producção com a Companhia Luso-Brasileira de Comédia e Afins retoma suas actividades sob a direcção de Fernando Schweitzer. Seu último trabalho como actor na TV fora como Alexandre Nardoni em Instinto Assassino do DISCOVERY CHANNEL. O mesmo também firma o texto, neste que é seu 121º espectáculo como ator e 23º como diretor. Bacalhau Regado ao Vinho mistura tendências da comédia del´arte, Mollier, Bertold Bretch. Priorizando o espetáculo no actor, figura esquecida pelo meio teatral nesta década. 

Após o lançamento dia 02 de Março na Livrarias Catarinense do Continental Park Shopping, aonde se realizou no Projeto Teatro as Cegas a leitura dramática da obra, o elenco de Bacalhau Regado o Vinho se prepara para a estréia deste domingo. O espectáculo foi apreciado com o público de olhos vendados, e simulando-se uma rádio novela.

O último trabalho de Fernando Schweitzer no teatro foi o espectáculo de monólogos Maricos y Maricas, em Buenos Aires, que estreou na histórica Calle Corrientes, principal point do teatro portenho. Além de actuar ele também assinou os roteiros, producção e direcção. Desde a estréia em 02 de Fevereiro de 2012, até sua ultima apresentação foram criados mais de 30 personagens LGBTs, em monólogos que eram rotativos a cada mês em cartaz. Os mais polêmicos foram um padre pedófilo; Edu, um menino de 12 anos que pedia ajuda ao público para encontrar uma maneira de contar sobre sua sexualidade aos país.

Agora o director regressa a produzir no Brasil, quando se completam 5 anos de seu último espectáculo por aqui e de participar da versão argentina de Quem quer Casar com Meu Filho, que no Brasil será veiculado pela Band. Após a polémica e censurada Juan & Marco, em 2007, o director volta com uma proposta ousada, não somente por acercar novamente da temática gay dentro de uma conservadora família lusitana. Mesmo não sendo o foco principal da obra escrita em 1997, pelo autor e director, o seu novo projecto pisa sem medo no ámbito LGBT, sendo o filho da protagonista um homossexual que namora seu melhor amigo de infância e vizinho.

Bacalhau Regado ao Vinho é um espetáculo com o "Mínimo de 47 gargalhadas garantidas ou seu ingresso de volta", como diz sua chamada publicitária. No Ano Brasil Portugal, sequência inevitável de uma série de celebrações do Brasil com países diretamente ligados à sua história, seja como colonizador, no caso do irmão lusitano, ou como imigrantes que aqui se instalaram e criaram raízes definitivas. Resolveu-se remontar esse clásico do teatro moderno brasileiro que abarca o sotaque português como construcção dialéctica.
 

Producção Cia. Teatral A Tribo da Arte
48 3035-6288; 8448-6288
* ESTE TEXTO SEGUE AO ABRIGO DO ANTIGO ACORDO ORTOGRÁFICO  
____________________________________________
Espectáculo:             Bacalhau Regado ao Vinho (72 min)
Avant-Première:       Domingo, 10 de Março de 2013 - Teatro da UBRO
Debút/temporada:   Sáb. e Dom. 6 e 7 de Abril de 2013 - Tetro da UBRO
Funções:                   19:00h e 21:00h 
R$ 25,00 (Antecipados no site http://www.blueticket.com.br/teatro/ e sua rede de credenciados) 
R$ 50,00 (NO DIA NA BILHETERIA DO TEATRO)
Central de Vendas vía telefone: 48   4062-0065
Seg a Sex das 09:00hs às 21:00hs
Sábados das 09:00hs às 18:00hs
 Bacalhau Regado ao Vinho é um espectáculo com o "Mínimo de 47 gargalhadas garantidas ou seu ingresso de volta", como diz sua chamada publicitária.

Sobre o espectáculo: Lisboa ao entardecer. Maria de Fátima é uma mera dona de casa portuguesa, que ao descobrir as escapadas de seu marido Augusto Manuel, começa a perceber que a tradicional família portuguesa tem “novos membros”. Recheada de situações inesperadas, a trama, que inicia em típico café da manhã, comum, com irmãos brigando, pais gritando, etc., toma corpo com as boníssimas interpretações. Ambientada e falada em Português Lusitano, nas variantes lisboeta e da Cidade do Porto, além de inovar como proposta cénica, leva ao público o gostinho de estar na terrinha de nossos patrícios. 

SINOPSE - Uma portuguesa histérica casada com um cínico falso-moralista, que tem dois filhos, um gajo pentelho de carteirinha e uma pseudo-intelecto-revoltada. Tendo como vizinha e melhor amiga a também amante de seu esposo, que é casada com um legítimo português e tem um filho um pouco desorientado psicologicamente. Mistura explosiva-mente cómica. Uma comédia portuguesa com certeza!!! Tente controlar a gargalhada, pois o riso é inevitável.

Elenco de actores estelares: 
Maria de Fátima - Ágatha Fernanda  ( A Pessoa Prefere não Comentar ), 
                                        Augusto Manuel - Alex Pauli Rebello  ( A Tribo de Kerodon ), 
                                        Vasco - Harrison Reis ( A Gota que Falta ), 
                                        Marilú - Emily Teischmann ( O Adestrador Falido ),
                                        Lucinda -  Jéssica da Rosa ( O Adestrador Falido ), 
                                        Roberto - Fernando Villa ( O Poder das Princesas ),
                                        Nicolau - Yuri Milano ( O Poder das Princesas )

ROTEIRO e DIRECÇÃO: FERNANDO SCHWEITZER 
* ESTE TEXTO SEGUE O ANTIGO ACORDO ORTOGRÁFICO

Nenhum comentário: