Jean-Luc Mélechon sobe 9% e embola disputa francesa
Dada estas novas sondagens a França a 12 dias de seu pleito eleitoral vê-se em um cenário inédito e tendo como ponta de lança o azarão de ultra esquerda Jean-Luc Mélechon em uma subida cavalar e acelerada nos últimos dias. O dito candidato da esquerda dentre as esquerda vem fazendo um discurso duro e de crítica aos políticos tradicionais e ao plano econômico do jovem Macron, chamado por ele de candidato híbrido. Pois horas discursa a direita e hora a esquerda.
Segundo o politólogo Marc Lazar, se Mélenchon é o candidato “de refúgio” das esquerdas, recusando-se no entanto “a ficar fechado no campo da esquerda”. Hoje, “dirige-se aos indecisos, aos abstencionistas e aos que votam pela primeira vez”. As sondagens indicam que lidera as intenções de voto, entre os jovens de 18-24 anos.
A queda do socialista Benoît Hamon que está fora da corrida com 9 ou 10%. “O que impressiona é a fluidez dos ‘eleitorados’, que podem passar muito rapidamente de um candidato para outro”, resume Emmanuel Rivière, do Instituto Kantar-Sofres(de pesquisas). O que daria com grande provabilidade votos preciosos e úteis a Mélechon o candidato com cara de professor esquerdista da década de 70, da primavera francesa. Causando quiçá um segundo turno de extremos entre Le Pen e o ultra-esquerdista. Algo dizem muitos que poderia ter sido um embate feroz Trump x Sandlers, nos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário