Desde o início das manifestações não criminalizadas pelos brasileiros hoje como foram a meses a dos professores criaram uma série de problemas no Brasil. Este belo país que deliberadamente optou por rodovializar-se e abandonar os trilhos.
Ao se pensar que no mundo moderno o trasporte ferroviário cresce na Europa e Ásia e se reduz drasticamente nas Américas, podemos ver que os países ditos de terceiro mundo estão investindo em meios rodoviários para escoamento de suas produções o que é um verdadeiro disparate, ademais de ser uma opção anti-ecológica. Estudos mostram que mais de 90% do total de emissões de gases tóxicos geradas pelo setor dos transportes são devidas ao transporte rodoviário, enquanto o transporte ferroviário é responsável apenas por 0,6% das emissões, correspondente aos comboios a diesel, e menos de 2% no total, incluindo as emissões provenientes da produção de eletricidade.
Se já tivéssemos os carros elétricos como em Portugal, Noruega, Dinamarca ou França não teríamos essas filas de gente chata nos postos de combustíveis. Se o gás natural tivera sido melhor implementado nos automóveis idem.
Também deveríamos estar num processo de maior uso de fogões e fornos elétricos. A única coisa que reconheço funcionar melhor na versão gás são os chuveiros.
Também deveríamos estar num processo de maior uso de fogões e fornos elétricos. A única coisa que reconheço funcionar melhor na versão gás são os chuveiros.
Trasporte público sustentável
Os bondinhos (eléctrico em Portugal) são veículos que se movimentam sobre trilhos construídos no solo, e são alimentados por eletricidade, via cabos de eletricidade instalados ao longo da rota. Seriam uma opção a falta de abastecimento se não tivessem sido extintos no Brasil. Estes podem transportar mais passageiros do que um ônibus não-articulado e não poluem diretamente o meio ambiente.
Também há exemplos inovadores como o da cidade de Medelim, na Colômbia, em que parte considerável do transporte público foi absorvido por teleféricos de matriz elétrica. Opção usada também com êxito na Bolívia nas cidades de Santa Cruz de la Sierra e La Paz.
Com o recurso à eletricidade, o transporte ferroviário é o único modo de transporte motorizado que é capaz de mudar do recurso a combustíveis fósseis para a energia renovável, sem que seja necessário investir em unidades de propulsão, bastando apenas alterar as fontes de energia na produção da energia eléctrica. As infra-estruturas ferroviárias ocupam 2 a 3 vezes menos terra por unidade de passageiros ou de carga do que as infra-estruturas necessárias aos outros sistemas de transporte.
No Brasil o impacto da atual crise só não é ainda maior porque "Deus é brasileiro". Mas como nem tudo são flores, a balança comercial do Brasil já sofre ameaça de um sério desequilíbrio dando início ao que se poderá em breve se chamar de “ciclo de hiperinflação”, similar ao evento que durou quase duas décadas com a crise do petróleo nos anos 1970. Diversos outros países periféricos também sofreram com o desequilíbrio econômico ocasionado pela subida do barril de cru realizado pela OPEP. Hoje a subida de preços está sendo realizada por espertalhões que se aproveitam da tal emergência.
Se além de investimentos no setor de transporte em ferrovias e hidrovias tivéssemos carros elétricos e trasporte público de matrizes energéticas solar e elétrica não estaríamos no momento reféns desta paralisação tardia e boba de caminhoneiros. Quais seriam estas alternativas:
• Energia Solar: A energia do Sol pode ser convertida em eletricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;
• Energia Eólica: A energia dos ventos que pode ser convertida em eletricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;
• Energia Hídrica: A energia da água dos rios, das marés e das ondas que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo com barragens;
Mas como reagir e se safar neste momento em que do dia para noite não o país não evoluirá 20 anos em 2 dias? Minha gente, vamos fazer comidinhas de microondas e ser felizes! Sem bater panelas, por favor!
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