sexta-feira, março 20, 2015

Sempre sabemos


"Eu quero sexo e você quer amor...
Você está girando de cama em cama e eu sem calor
Queremos o mesmo, mas não sabemos como buscar
Sei o que busco, você como encontrar
Sem saber o que busca, se encontrares, como saberá?
Me encontre e parará de tanto procurar
Tantos desencontros e dores, decepções apenas para chegar
A nenhum lugar
Não sabemos o que queremos?
Sempre sabemos?
Você quer sexo e eu quero amor!"

Nando Schweitzer

quinta-feira, março 19, 2015

O fascista é você!

Por Fernando Schweitzer


Me preocupa que o establishment das pessoas possa ao mesmo tempo gritar por mudança, mas não saiba para onde. Quando vemos pessoas achando que mudar é voltar a um partido que já governou o país, ou manter um que faz um governo de continuidade sistêmica ao governo FHC me assusto. E entendo porque em 2006 chamavam Heloísa Helena de insana. É louco pensar fora dos limites impositivos e sócio-normativos. Se querem mudança dentro das regras atuais, de verdade, votem em candidatos que nunca estiveram no poder.

Porque falar de política dentro do gueto, no nicho? Porque sim, todos pagamos impostos. E sim, todos somos responsáveis pelo que está acontecendo aqui e no planeta.

Irão perguntar o que está a suceder? Não. Eis a questão. A despolitização atinge também os ditos LGBTs. Mais triste que ver o povo, genérico, neste domingo pedindo o regresso do período de exceção foi ver pessoas que foram sistematicamente perseguidas como grupo social fazê-lo também.

Em um país aonde a arte, a sensibilidade e o ser humano tem pouco valor, amigos e parentes de Reinaldo Pepe dos Santos, 40 anos, já estavam acostumados a aplaudir o bailarino. Alguém que por si só vencera preconceitos. O reconhecimento como artista e o fato de ser considerado exemplo entre os amigos porém de nada serviram em um momento crucial. Nesta quarta-feira(18) quando ele foi velado e sepultado, no Cemitério Campo Santo, na Federação na cidade de Salvador, depois dos aplausos a tristeza e a revolta assumiram a face dos presentes.

É. Mais uma vez meus queridos. Mas uma vez a falta de coerência humano e o preconceito venceu. Vais dizer que a culpa é do homófobo? Não só! Temos hoje no mais alto cargo da república bananeira alguém que se diz de esquerda, defensora do povo e das minorias. Bem, segundo o IBGE, também vinculado ao governo, os LGBTs são 12,78%. ALOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU... Estamos a falar dos que se assumem perante ao censor nas entrevistas do IBGE.

A grande dúvida que me assola é. Se somos 12,78%, porque Luciana Genro a única candidata presidencial das últimas eleições a defender a população LGBT não teve 12,78% dos votos? Porque ainda tenho de suportar em cada esquina, em cada balada, em cada guichê ao pagar uma conta, na universidade, no inferno desta minha vida de merda LGBTs de direita?

Respondo. Por falta de porte de arma. Pois se o tivesse eu seria um skean head político. Sapatão de direita guilhotina, viado de direita pau de arara, transexual de direita bolsa família... Já respirei fundo 17 vezes. Seguimos. Vamos dividir as responsabilidades. Se cada um decrépito que chora em velórios de vítimas de homofobia que votassem na direita conservadora e golpista pudéssemos dar uma sova, passaria a me sentir um ser humano feliz.

De que paçocas serve chorar pela perda do seu irmão ou irmã morta, pelo mero fato de ser quem é, se votastes nos assassinos destes?

Sabe porque LGBTs irão continuar a morrer? Aliás como eu avisei em meu artigo de carnaval. Porque você é uma merda inerte que valoriza e alimento o fascismo dentro do seu bairro, do seu país, do seu emprego, da sua casa. Para de apontar viado. Deixa de acusar o outro travesti. Basta de por a culpa na sociedade sapatão. O fascista aqui é você! O conivente é você!!! E quem chora? Você.

Confesso que estou a 29 horas sem dormir, tentando não falar, não esbravejar, não escrever... Mas você reacionário me provoca.

sexta-feira, março 13, 2015

Lei Peterson, será que cola?

Por Fernando Schweitzer


Sabemos que de cada 10 ataques homófobos apenas 2,6 chegam a conhecimento da dita grande mídia. Mas como era de se esperar(não de se desejar), um hétero foi vítima de um ataque ignóbil de homofobia. À última quinta-feira (5) na escola pública na Vila Jamil, em Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo, onde ele estudava desde os seis anos. O irmão, que também frequentava a escola, presenciou a agressão o que torna o fato muito mais trágico e agravado.

Um dos país afirmou que "não sabia que meu filho sofria por ser filho de um casal homossexual. Estamos tristes e decidimos divulgar o que aconteceu para que isso não se repita com outras crianças", afirmou um dos pais Márcio Nogueira. Na semana em que japoneses relembram os 70 anos dos bombardeios com bombas incendiárias a Tóquio, que mataram mais de 90.000 pessoas, o brasil aumento o seu número de mortos vítimas de homofobia. Agora pensemos que estão matando aqui por serem homossexuais e lá meramente por serem japoneses.

Se por lá durante a Segunda Guerra Mundial o pretexto para matar japoneses inocentes não existia, aqui tão pouco a morte de Peterson tem algum nexo.

Recentemente a nossa presidenta com trejeitos de caminhoneira aprovou uma lei anti-feminicídio. Termo este que ainda não consta em nossos dicionários. Não fora capaz ainda de aprovar uma lei anti-homofobia, termo incluído aos dicionários na última reforma ortográfica anos atrás. Ato encarado por muitos como uma medida populista para levantar sua popularidade em baixa. Afinal, mulheres são 52% da população.

Se eu tivesse esperança no ser humano, faria uma campanha ao estilo daquele do Michael Jackson pela fome na África. Mas como diz um outra canção. "Você tem fome de quê? A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte. A gente quer saída para qualquer parte."

Quando aqui em minha coluna eu adverti, fui enormemente criticado, que seguiríamos sendo vítimas de assassinatos por crimes de ódio após os festejos carnavalescos. O tempo vai e o tempo vem, a vida passa e eu... Continuo com a razão mediante os factos. Temos mais um casal caricato "gay" na novela das 8 tendo um final feliz e com um selinho mocho. Embora preferisse que fossem tratados os casais homossexuais. Mas enfim, voltemos a mira dos revolveres da intolerância.

Mas um casal real perdeu seu filho e o cinismo do delegado responsável do caso me faz lembra vários relatos de ataques homófobos que tive conhecimento no Brasil e no mundo também. Pois segundo o delegado Eduardo Boiguez, da delegacia de Itaquaquecetuba, afirmou publicamente que o garoto havia brigado horas antes de passar mal e precisar ser levado da escola para o hospital, pois "brigou com alguns garotos na entrada da escola e passou mal quatro horas depois. Ele brincou, assistiu aula e depois passou mal. Ele já tinha um aneurisma. Não podemos afirmar que ele passou mal por conta da briga".

Gozamos hoje de um estado democrático. Até eu gargalhei com a minha frase. Enquanto mais de trinta direitos constitucionais não forem universais e negados a comunidade LGBT creio que nos resta rir. Rir para não chorar.

Vamos sempre escutar coisas do gênero: Se fossem gays de respeito... Mas não vejo nenhum hétero que não seja de respeito ser assassinado por isto. Nem estamos a defender que traficantes homossexuais não sejam condenados, ou tenham um tratamento diferenciado aos traficantes heterossexuais, ou qualquer outro discurso neonazista usando a inversão das reivindicações das pautas de parte das militâncias e OGNs LGBTs, por exemplo.

O quão uma sociedade pode evoluir antes da minha morte? Essa é a pergunta de minha insonia diária. Outrora, a menos de um mês recebi uma carta me ameaçando de morte e ao fazer uma boletim de ocorrência na comissaria mais próxima ouvi: "Não podemos fazer nada...", e logo após esta frase desliguei-me psicologicamente da frase. Somente pensei em que medidas independentes eu poderia tomar para minha segurança. Mas minha pobreza congênita frustrou 99% de minhas ideias.

Hoje seguimos como a canção de Seixas. Seguimos com a boca aberta, escancarada e cheia dentes, esperando a morte chegar. 

E a pergunta não cala, a mesmo, a de sempre, a cada esquina, em cada lugar, a cada respiração. 
A gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade. "A gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade." Direitos não são uma necessidade eminente, são um caso de dignidade pública e sobrevivência. Basta de homofobia. Lei Peterson, já!

#leipetersonja #forahomofobia


sexta-feira, março 06, 2015

Ataque do Estado Evangélico é eminente!

Por Fernando Schweitzer

Estão prontos para a "batalha" irmãs? Em entrevista a um programa do Rio Grande do Sul, o Gaúcha Atualidade, na manhã desta quarta-feira, Jean Wyllys, denunciou uma nova atitude da Igreja Universal e a comparou ao Estado Islâmico, aquele que joga homossexuais de arranha-céus.

Nossas irmãs de fé e muito camaradas estão a montar uma espécie de "exército", o que segundo o deputado LGBT, deve ser combatido com urgência. Para quem vê o vídeo ao primeiro instante pode pensar: "Ah, são apenas evangélicos, sendo evangélicos!". Mas, no entanto, entretanto e todavía. Um ser fanático cristão não diria o mesmo ao ver um vídeo de uma reunião de qualquer ONG de cunho LGBT.

Há pouco menos de cinco anos uma subdivisão da Al-Qaeda emerge nos palcos da política terrorista internacional, o EI. Famigerada facção que como nossos fanáticos local dizem-se e se auto-proclamam os representantes de um tal deus supremo. O grupo, em seu formato original, era composto e apoiado por vários grupos terroristas sunitas insurgentes, incluindo suas organizações antecessoras, como a Al-Qaeda no Iraque (AQI) (2003-2006), o Conselho Shura Mujahideen (2006-2006) e o Estado Islâmico do Iraque (ISI) (2006-2013), além de outros grupos insurgentes, como Jeish al-Taiifa al-Mansoura, Jaysh al-Fatiheen, Jund al-Sahaba, Katbiyan Ansar al-Tawhid wal Sunnah e vários grupos tribais iraquianos que professam o islamismo sunita. O objetivo original do ISIS era estabelecer um califado nas regiões de maioria sunita do Iraque. Isto após o seu envolvimento na guerra civil síria.

Após se manifestar sobre um vídeo com jovens marchando publicado pela Igreja Universal do Reino de Deus do Ceará que causou polêmica na internet, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) pediu providências do Ministério Público. Nas imagens, um grupo de jovens uniformizados que faz parte de um programa chamado"Gladiadores do Altar" marcha, bate continência e grita que estão prontos para a batalha durante um culto realizado em Fortaleza.

Quando o excelentíssimo deputado Jean comparou o ato com a Ação Integralista Brasileira (AIB), instituída por radicais de direita e em suma que objetivava exterminar comunistas no Brasil nas décadas de 60 e 70, esta fundada por Plínio Salgado, e ao fundamentalismo islâmico, lembrando o histórico da igreja na inquisição, creio que mesmo não sendo entendido pelos ouvintes e entrevistadores da rádio Gaúcha ele fez um esplendoroso touchet. 

O grande drama de termos um literato ao combater o fascismo é que no reverbere de sua ânsia por causar, no bom sentido, sem querer gera manifestações contrárias como a do internauta Daniel Hatschbach: "Mal sabe o imbecil deputado, que esse tipo de iniciativa da igreja universal existe porque há pessoas como o imbecil deputado!". Que nada mais é que o censo comum de uma sociedade ainda racista, sem cultura e além de tudo direitista, coxinha e homófoba.

Devido a todo esse bafafá muitos dos links foram retirados do ar em muitas páginas, pois, segundo Wyllys, "a Igreja Universal está com medo da repercussão negativa e midiática. Mas nós podemos ajudar. Buscando e enviando os vídeos e os links ao Ministério Público de nossos estados.

Vídeo dos "Gladiadores do Altar"


Levantemo-nos de nossas confortáveis e negligentes poltronas e sejamos menos cabaços. Pois, ao contrário dos norte-americanos que esperaram os Estado Islâmico crescer para depois reagir, não dispomos de armas para combater a homofobia e o preconceito. Aqui lanço a terminologia, (EE), pois o (EI) já conhecemos do que é capaz. E se assim não o é, finjamos felicidade e tranquilidade. Mas o Estado Evangélico já existe e tem sua enorme bancada no congresso, e preside a Câmara de Deputados Federal.

Com a palavra as vítimas de skin heads e fanáticos fundamentalistas. Claro, caso tenham sobrevivido. Boa semana a todos. Se é que isto é possível!!!


quarta-feira, março 04, 2015

Associação Amigos em Ação realizará Casamento Coletivo no mês das noivas

Novamente a Associação Amigos em Ação promoverá o Casamento Coletivo Civil na Grande Florianópolis. Esta é uma ação realizada pela associação idealizada pela voluntária Luciana de Bastos Silva, já realizou mais de 7 mil casamentos desde 2005 no estado de Santa Catarina. Com o intuito de viabilizar o casamento a quem não tem condições de bancar a cerimonia o projeto social oferece ainda uma festa de casamento.

Haverá ainda um evento antecedente dia 7 de Maio, o noivado, que ocorrerá no CIC - Centro Integrado de Cultura. Associação Amigos em Ação promoverá o Casamento Coletivo Civil para a Grande Florianópolis, dias 16 e 17 de maio de 2015 no Centro de Convenções Centro Sul.

Faça você também a sua inscrição para o próximo Casamento Coletivo. Qualquer pessoa residente na Grande Florianópolis, pode dirigir-se ao Ticen, para participar. Não perca a oportunidade! A inscrição é gratuita.

Essa é uma oportunidade para famílias com renda baixa que gostariam de regularizar a situação matrimonial. Com o registro de casamento e ainda com uma linda cerimônia para os participantes.

Inscreva-se no TICEN(ao lado do SETUF), ou em 
Associação Amigos em Ação